Ginástica para o cérebro ajuda idosos do Nordeste na pandemia

Em 2020, 28 milhões de brasileiros com mais de 60 anos se isolaram em suas casas. Para atenuar os prejuízos causados pela pandemia, sobretudo à população idosa nos estados do Nordeste, o SUPERA manteve suas mais de 30 unidades funcionando na região no sistema híbrido – com aulas online e, em um segundo momento, presenciais (de acordo com a permissão dos decretos locais) como forma de minimizar os impactos à saúde física e mental dos alunos 60+.

“O SUPERA foi um bálsamo para muitos idosos que até agora não puderam reencontrar seus netos, filhos e amigos, o que nos tornou uma grande família nos últimos meses. Estar com os nossos alunos idosos, mesmo que à distância, foi a confirmação de que a missão do SUPERA transcende as expectativas pedagógicas”, pontou Leonidia Barbosa de Carvalho e Silva – franqueada das unidades João Pessoa- Tambauzinho e Orla.

O envelhecer no Nordeste – A população idosa representa hoje 13% da população do país e a expectativa é que percentual dobre nas próximas décadas, segundo o IBGE.

A preocupação com a população 60+ do Nordeste é pautada sobretudo em números divulgados ainda antes da pandemia pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), que mostram uma expectativa de vida alta em todos os estados nordestinos e alcança até 76,2 anos no Rio Grande do Norte.

A expectativa também é alta em Pernambuco, 74,6 anos, no Ceará, 74,3 anos e na Paraíba, 73,8 anos. Os números são significativos quando observamos o salto das últimas décadas no Brasil.

A expectativa de vida ao nascer em 1960 era de 52,5 anos. Ao todo, a expectativa de vida aumentou 30,8 anos entre 1940 e 2018, chegando a 76,3 anos.

“Todo o trabalho do SUPERA na região Nordeste considera esses números, que nos apontam para um futuro em que já sabemos que vamos viver muito mais do que nossos pais. O nosso desafio é trazer aos idosos nordestinos mais memória, raciocínio e qualidade de vida ao longo deste processo”, pontuou Barbara Perpétuo, Diretora de Gestão de Franquias do SUPERA.

Prevenção – A população idosa tende a crescer de forma expressiva no Brasil nas próximas décadas, como aponta a Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018.

Segundo a pesquisa, em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%. O púbico 60+ é hoje o que mais procura o SUPERA no Nordeste.

Em até seis meses, os alunos deste público relatam resultados concretos ligados à memória e à qualidade de vida.

Quando estimulado de forma adequada e com acompanhamento de um profissional especializado, o cérebro ativa suas conexões sinápticas e melhora suas funções.

A ginástica cerebral já é reconhecida por neurologistas e recomendada para idosos que querem se manter ativos e retardar o aparecimento de sintomas de doenças como Alzheimer, por isso, após um ano de distanciamento familiar e poucas atividades, o SUPERA está de portas abertas em todo o Brasil para receber idosos dispostos a melhorarem suas condições mentais e emocionais depois de um ano sabático para muitos.

A atriz Beth Goulart, embaixadora do SUPERA

“Alguns idosos do Nordeste estão em isolamento total até agora. São pessoas que tinham uma vida mais ativa e com propósito. Muitos ficaram deprimidos e sem perspectivas durante a pandemia, o que afeta diretamente sua condição de saúde. Nesta retomada, o SUPERA quer oferecer aos idosos do Nordeste uma experiência incrível e a oportunidade de voltar a sonhar, voltar a produzir e desenvolver seu cognitivo, com condições especiais em todas as nossas unidades da região”, disse Leonidia.

SUPERA e os idosos do Nordeste – Todos os anos o SUPERA realiza na região Nordeste um Encontro Regional e Turístico, valorizando momentos divertidos e prazerosos e claro: tirando o cérebro da zona de conforto. Em 2019, cerca de 70 alunos estiveram quatro dias em Salvador, com a realização de diversas atividades culturais e turísticas “Não conseguimos viver momentos como este em 2020, mas estamos vivendo um até breve, com a expectativa da vacina e mais segurança para os nossos alunos muito em breve”, concluiu Leonidia.


Interessante, não é mesmo? Aproveite para conhecer o Método SUPERA de perto! Agende uma AULA GRÁTIS.

Compartilhe