A Semana Mundial do Cérebro é uma campanha global fundada em 1995 pela Dana Foundation, uma organização filantrópica privada que tem sede em Nova York, que é grande entusiasta das pesquisas sobre o cérebro e promove ações para educar o público sobre os avanços das pesquisas relacionadas ao cérebro humano.
E, no mundo todo, existem apoiadores que ajudam a propagar a iniciativa e promover essas discussões. No Brasil, o SUPERA é um dos parceiros da Dana Foundation e realiza, desde 2015, ações pontuais durante a Semana Mundial do Cérebro.
COMO SERÁ A ATUAÇÃO DO SUPERA
Em 2021, o tema central tratado será A SAÚDE DO CÉREBRO E AS SEQUELAS DA COVID-19. Considerando que, nos últimos meses, durante a pandemia do novo coronavírus, a ciência avançou nos estudos para compreender quais os reais impactos da COVID-19 no cérebro humano, e por isso é ainda mais importante falar sobre o assunto e conscientizar as pessoas sobre os efeitos do vírus no cérebro e a importância de criar e preservar a reserva cognitiva.
PALESTRANTES
As palestras ocorrerão em 17-março-2021 às 19:30h (horário de Brasília)
Dr. Adalberto Studart Neto, neurologista da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro dos grupos de Neurologia Cognitiva e do Comportamento (GNCC) e Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia;
Dra. Monica Sanches Yassuda, bacharel em Psicologia pela USP. Mestre e Doutora em Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida (EUA). Profa. Titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.